quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Pare de Fumar

A Ciência prova que o cigarro mata. Mas, mesmo assim, todos os anos, milhões de jovens em todo o mundo começam a fumar. Experimentam por curiosidade ou embalo e em pouquíssimo tempo estão viciados. Depois de alguns anos tentam parar e nem sempre conseguem. É difícil. Todos os que já fumaram um dia sabem disso. Preocupado com a saúde do cidadão, Poupetempo ouviu o cancerologista Dr. Dráuzio Varella, que há muitos anos se dedica a difundir alertas sobre os malefícios do cigarro. Se você fuma, leia. Se você não fuma, leia também.

Poupetempo: Por que não se deve fumar ?

Dr. Dráuzio Varella: Não se deve deixar entrar no organismo uma droga que nos torna escravo. Essa é uma regra geral. Não existe princípio maior na condição humana do que a liberdade. A dependência de droga escraviza. Não se pode viver sem ela, de jeito nenhum. No caso do cigarro, há uma dependência do pior tipo e a mais agressiva das dependências químicas.

Poupetempo: Quem já fuma e não consegue se ver livre do vício durante dez, vinte, trinta anos, o que deve fazer ?

Dr. Dráuzio Varella: Eu já fui fumante, durante 19 anos. Ninguém deve achar que não vai conseguir, é incompreensível. O importante é tentar e continuar tentando. Eu tenho o maior respeito pelas pessoas que tentam. Muitos param e depois retornam. Outros fumam vinte, trinta anos, querem largar, mas não tentam. É preciso tentar. Hoje há recursos que ajudam a largar de fumar. Os adesivos que estão no mercado, por exemplo. Eles tiram a ansiedade característica da necessidade da nicotina, que é uma droga que provoca rapidamente essa abstinência. Nenhuma outra droga dá uma crise de abstinência tão forte com poucos minutos sem usar. Preste atenção: a pessoa que usa cocaína, cheira hoje e vai cheirar outro dia. Muitas vezes, fica dias sem usar a droga. Tem gente que só cheira no final de semana. Isso também faz mal. Você vê alguém que fuma dois maços de cigarro num fim de semana e fica até a outra sexta-feira sem fumar? Não existe. O cigarro, depois de uma hora, uma hora e pouco, deixa a pessoa desesperada para voltar a fumar. Ela fica ansiosa, não consegue se concentrar em nada. O corpo, desesperado, pedindo a nicotina. É a repetição dessas crises de abstinência que faz a escravidão da vida de um fumante. É importante viver livre de todas as drogas: cocaína, maconha, álcool, nicotina, etc.
Poupetempo: Algumas propagandas contra o cigarro têm mostrado pessoas mutiladas, sem braços, sem pés, sem pernas. Isso acontece mesmo ?

Dr. Dráuzio Varella:
Esses são casos mais raros em relação a outros de câncer de pulmão, derrame, acidentes cardíacos, infartes, etc. Veja as pessoas que você conhece que tiveram infarte antes dos 50 anos. Todos eram fumantes. É muito difícil achar um que não tenha sido fumante. Já os que sofrem amputações são mais raros, mas acontece. Com as propagandas nos meios mais populares de comunicação, a população começa a conhecer casos verdadeiros de mutilações por causa do cigarro. Mas os médicos já conhecem bem o que é isso. Essa doença é chamada Tromboangeriteobliterante. Os vasos arteriais das extremidades do corpo fecham com o uso da nicotina. Com a ação continuada da nicotina, às vezes é provocado um espasmo nessas artérias onde o sangue não passa até as extremidades, provocando necrose. E como não pode existir um tecido necrosado no corpo, você amputa a extremidade. A doença se prolonga e você vai amputando as partes afetadas.

Poupetempo: Qual o conselho que o senhor dá ao jovem que é seduzido pela publicidade de cigarro ?

Dr. Dráuzio Varela: Não caia nessa. Não entre no mundo dos fumantes.Depois, é bem mais difícil sair. O importante é viver longe do cigarro, longe da nicotina, que é também uma droga e vicia.


Então meu amigo você que ainda fuma, ainda dar tempo de parar, nunca é tarde o bastante!
Você logo verá que a vida é muito melhor sem ele, aliás o dinheiro que você gasta com o cigarro poderia estar comprando outras coisas e não acabando com o seu próprio corpo!, essa é uma dica minha para você que gosta do meu blog!
Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário