sexta-feira, 17 de junho de 2011

Como Funciona a coleta seletiva com chip?

coleta seletiva com chip,mega interessante,natureza

INDIVIDUAL - Para bairros residenciais

1. LATÃO DOMÉSTICO
Cada imóvel recebe um conjunto de latões de diferentes cores - uma para cada tipo de lixo. Eles ficam em casa mesmo, e só são postos na rua nas datas determinadas pelo calendário da empresa da coleta.

2.LIXO CHIPADO
No latão é instalado um chip RFID (identificação por radiofrequência). Ele funciona como um código de barras: guarda um número de usuário que depois é cruzado com um banco de dados. A diferença é que ele pode ser lido a até 5 metros de distância.

3. CAMINHÃO ESPERTO
Quando o caminhão de lixo ergue o latão, seu leitor de RFID identifica o usuário e registra os dados da coleta: quando e onde foi feita e qual o peso dos resíduos. Depois, manda a informação para a empresa.


COLETIVA - Para regiões centrais

1. CONTÊINER GIGANTE
A empresa de coleta instala grandes con-têineres de lixo no subsolo de áreas públicas e distribui para cada casa um cartão com chip RFID. O usuário pode fazer o descarte do lixo no dia que ele quiser.

2. BILHETE ÚNICO
A tampa do contêiner se abre quando o morador se aproxima com o cartão. Dados como usuário, data da descarga e peso do lixo são armazenados no cartão ou transmitidos para a empresa de coleta.

3.COLETA EXPRESS
Como cada contêiner atende vários usuários, os caminhões não precisam parar o tempo todo para catar o lixo. De porta em porta vira de quarteirão em quarteirão. Isso deixa a coleta muito mais rápida.


Fonte:superinteressante

Nenhum comentário:

Postar um comentário