sexta-feira, 29 de abril de 2011

10 problemas com o PC que você jamais deve ignorar - Windows Vista

por: http://www.revistawindowsvista.com.br


Bom galera, a maioria dos problemas com o PC é apenas irritante, mas alguns deles são uma sentença de morte lavrada e assinada.

Agora vamos ler sobre os dez principais problemas que nunca, jamais, devem ser ignorados – e o que fazer se ocorrerem.


01)- Seu PC, ele está desligando sozinho?

Se o seu PC desliga sozinho abruptamente, ele pode estar superaquecido. Se o computador fica muito quente porque a ventoinha está obstruída ou se as saídas de ar de um laptop estiverem bloqueadas ele desligará para evitar o cozimento dos componentes.
Programas como o SpeedFan (www.almico.com/speedfan.php) podem conferir a temperatura de sua CPU: números altos, de 60 graus para cima, são um grande sinal de perigo.

Se não estiver muito quente, o problema pode ser na energia. Tente um cabo de alimentação diferente ou, se usar um benjamim, ligue o PC diretamente na tomada.

Um cabo ou adaptador defeituoso oferece risco de incêndio. Se estiverem funcionando bem, seu fornecimento de energia pode ser o culpado – ou pode estar sobrecarregado, caso tenha montado sua máquina em casa ou trocado muitos componentes.

FIQUE FRIO Instale o SpeedFan e cheque se a emperatura do PC não está alta demais.


02)- Seu PC desliga sem pedir?

Um PC que se desliga sozinho aleatoriamente pode estar infectado com um vírus ou cavalo de Tróia, capaz de arruinar o sistema ou danificar dados importantes. Atualize o programa antivírus para eliminar a ameaça.


03)- Seus arquivos estão sendo corrompidos

Muitos arquivos corrompidos são sinal de problema no disco rígido e, embora muitos discos modernos avisem quando notam um problema em potencial, não conseguem perceber tudo.

Para realizar uma checagem manual, clique com o botão direito no disco rígido e acesse o Windows Explorer. Selecione Propriedades ➜ Ferramentas e clique no botão Verificar agora em Verificação de erros. Ele varrerá o disco rígido na próxima vez em que o PC for reiniciado.


04)- Ele ronca, faz muito barulho

Caso seu sistema fique lento e o disco rígido ronque quando o PC está ocupado com alguma tarefa, pode haver algo sugando os recursos. Confira a bandeja de sistema para desligar os programas inúteis (os media players costumam ser chatinhos) e depois vá a Todos os programas ➜ Inicialização. Delete tudo o que não queira que seja iniciado juntamente com o Windows Vista. Se o problema persistir, pode ser que haja adware, spyware ou malware a bordo, por isso use um software como Windows Defender, Spybot S&D ou Ad-Aware SE para se livrar dessas pragas.


05)- O drive de DVD está estalando, barulhento.

Um drive que faz um barulho de estalo com todos os discos está ficando velho. Se você insistir em usá-lo, pode acabar transformando discos importantes em porta-copos.


06)- Ele está infestado de anúncios

Se os pop-ups com anúncios não param de aparecer, você provavelmente apanhou uma infecção por adware – programas que bombardeiam você de propaganda. Novamente, o Windows Defender, o Spybot S&D ou o Ad-aware SE podem resolver este problema.


07)- Trava o tempo todo

Travamentos freqüentes do sistema podem indicar um problema sério, como um disco rígido defeituoso, RAM insuficiente ou infecções danosas. A última possibilidade é a mais fácil de eliminar: varra seu sistema com um anti-vírus atualizado e procure por spywares e adwares usando os programas mencionados acima.

Não achou coisa alguma? Use as instruções a seguir para conferir as outras possibilidades.


08)- Seu PC assobia, ou apresente barulho estranho?

Se o seu monitor fizer um barulho agudo e chato, pode ser que haja alguma configuração incorreta – a freqüência errada pode levar certos monitores a se comportar mal. Clique com o botão direito na área de trabalho, escolha Personalizar ➜ Exibir configurações ➜ Avançado ➜ Monitor e tente alterar a taxa de atualização – por exemplo, se ela estiver ajustada para 85 Hz, tente 75 Hz, ou tente 60 Hz. Certifique-se de que a caixa Ocultar os modos que este monitor não pode exibir esteja marcada ao fazê-lo.

Não deu certo? O monitor deve estar dando seus últimos suspiros. É possível consertar, mas na maioria dos casos é mais barato trocá-lo.


09)- Agora seu PC literalmente está pegando fogo?

Fora de brincadeira: baterias defeituosas de laptop podem explodir. Esses defeitos são excepcionalmente raros; mas fique de olho no site do fabricante ou em sites de notícias tecnológicas para ficar sabendo de programas de recall de baterias. Caso a sua tenha sido afetada, pare de usá-la imediatamente.


10)- Não quer dar boot, o PC não liga?

É possível que o disco rígido esteja com problemas, mas às vezes trata-se de um arquivo de sistema corrompido. Inicie com o DVD do Windows Vista, clique em Reparar o seu computador e selecione Reparo de Inicialização. Se funcionar, seu disco rígido está legal, mas se o problema aparecer regularmente pode ser alguma infecção por vírus. Certifique-se de que seu antivírus esteja atualizado e passe-o regularmente.

CONSERTO FÁCIL:
Caso seu computador se recuse a dar boot, escolha “Reparar o seu computador” no DVD original do seu Windows Vista.
Se ao final não funcionar, está na hora de chamar um técnico ou trocar seu PC, por um modelo mais novo e robusto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário