terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Você já ouviu falar no misterioso Triângulo das Bermudas?


Misteriosos triângulo das bermudas, triângulo das bermudas, mitos do triângulo das bermudas, curiosidades do triângulo das bermudas, San Juan Porto Rico




Você já deve ter ouvido falar de uma misteriosa área localizada no Atlântico Norte, conhecida como Triângulo das Bermudas, não é mesmo? Essa região não existe apenas em histórias de piratas ou filmes de Hollywood, e está relacionada ao desaparecimento de inúmeras embarcações, aeronaves e pessoas.
Apesar de começar a ganhar fama depois que um artigo de 1950 enumerou diversos eventos estranhos que ocorreram por ali, o termo “Triângulo das Bermudas” só surgiu mesmo em 1964, devido à forma geográfica obtida quando traçamos linhas para conectar as cidades de Miami, San Juan (em Porto Rico) e Bermuda, que circundam a mítica localidade.

E de onde veio tamanha má fama?


O Triângulo das Bermudas não existe oficialmente nos mapas, e a Guarda Costeira dos EUA não reconhece esse local como uma área geográfica perigosa, já que nunca foram encontrados indícios de que existem fatores específicos — ou extraordinários — que possam provocar os supostos incidentes. Tanto que uma das seguradoras mais famosas do mundo não cobra nenhuma taxa extra de embarcações que precisam circular por essa região.

Triângulo das Bermudas do blog Mega Interessante, aeronaves, aeronaves antigas



Entretanto, é impossível negar que a área tenha sido palco de incidentes bem estranhos. Um dos mais famosos ocorreu em 1945, quando cinco aeronaves do exército norte-americano simplesmente desapareceram sem deixar vestígios. E, para piorar, os dois aviões enviados para busca e resgate também sumiram — nenhum deles jamais foi encontrado.
Além de aeronaves, navios da marinha também desapareceram sem deixar rastros — como o USS Cyclops e o SS Marine Sulphur Queen —, assim como aventureiros famosos, como foi o caso de Donald Crowhurst, que sumiu enquanto navegava pela região durante uma viagem de volta ao mundo.


Mitos e contradições


Existem inúmeras lendas e teorias que cercam o Triângulo — como a ação de extraterrestres sequestradores, redemoinhos que levariam a outras dimensões e até a influência do continente perdido de Atlântida —, sendo que algumas dessas explicações, apesar de relativamente plausíveis, também são contraditórias.

Bússola, marcador



Sim, embora essa região do Atlântico seja famosa por suas tempestades tropicais, vários relatórios de desaparecimentos apontam que os eventos ocorreram em águas tranquilas. E, apesar da existência de grandes áreas onde ocorrem erupções de metano, a quantidade de gás eventualmente liberado não seria capaz de fazer uma embarcação levitar.


Dá para viajar tranquilo?


Apesar de existirem evidências de que as bússolas apontariam para o “norte verdadeiro” no Triângulo das Bermudas — em vez de no norte magnético, o que resultaria em uma variação de 60 graus — e da corrente do Golfo que passa por ali ser extremamente turbulenta e capaz de apagar qualquer vestígio de desastre em pouco tempo, não há nada para temer!
A verdade é que atualmente contamos com tecnologias muito mais avançadas para localização, rastreio e prevenção de acidentes marítimos, e sempre podemos tentar contar com a ajudinha do Capitão Jack Sparrow para nos guiar por essas águas misteriosas, não é mesmo?


Fontes: NOAAUSCGwise GEEKNHHC

Um comentário:

  1. Muito ótimo o post haha queria mergulhar nesse triângulo das bermudas e ver o tem lá em baixo :3

    visita lá www.misturo.tk se seguir eu sigo o teu também!

    Abraços!

    ResponderExcluir